institucional

FAC 28 ANOS EM ATIVIDADES NO ESPORTE DO ESTADO DO AMAPÁ

 

O Ciclismo Amapaense era vinculado a Federação do Desporto Amapaense, e tinha como Presidente Wilson Sena, a partir deste momento foi que surgiu a idéia de um grupo de ciclistas como Serapio Hyacinth - “BOY”, Francisco Macedo – “CEBINHO”, Moacy Nobre – “Meredinha” de criar a própria entidade de ciclismo no Amapá.

Então, foi criada a Federação Amapaense de Ciclismo – FAC, no dia 19 de Outubro de 1981 e teve seu primeiro Presidente conhecido como Hermenegildo Gomes de Lima, até 1999 tiveram vários presidentes, sem nenhum vinculo com o Ciclismo Nacional – Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC.

Portanto, em março de 1990, foi eleito Antonio Carlos Araújo da Silva para comandar o destino do Ciclismo Amapaense, a prioridade foi regularizar a FAC junto a CBC. A Seleção Amapaense de Ciclismo participou pela primeira vez da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo em Setembro de 1990 na Cidade de Porto Velho-RO e foi consagrada Campeã da Prova contra relógio por equipe no revezamento 4X70

Atualmente com os principais títulos Nacionais e Regionais: 05 (cinco) títulos de Campeão da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo, 03 (três) títulos Campeão da Copa Norte de Ciclismo, 03 títulos de Vice Campeã Brasileira de Ciclismo na Categoria Feminino com Elane Cristina e Flavia Oliveira e Vice Campeão Brasileiro de Ciclismo na Categoria Junior com o ciclista Júnior Freitas.

Hoje a FAC tem duas personalidades marcantes do ciclismo amapaenses que servem de referencial: Serapio Hyacinth e Francisco Macedo foram os maiores incentivadores e motivadores da historia da modalidade.

Temos uma prova muito importante para o ciclismo do Amapá, a Corrida Ciclística Macapá Verão, vem para sua XXIII Edição; Com um percurso de 165 KM em estrada, com a largada na Ponte Tancredo Neves no Município de Ferreira Gomes e com a chegada no Distrito de Fazendinha no seu Balneário, atualmente valida pelo ranking Nacional da CBC desde de 2005, conseguido pelo atual presidente Antonio Carlos.Os amantes do pedal vivem momentos de gloria pela sua história de reconhecimento a nível local e nacional, buscando sempre alternativas para desenvolvimento e crescimento do ciclismo do Amapá.

ADMINSITRAÇÃO ANTONIO CARLOS

São 12 anos de Federação Amapaense de Ciclismo – FAC, quando assumimos em 1990 pela primeira vez a presidência com pouco conhecimento de ciclismo de competição, pedalava por Lazer no grupo chamado "Esporte para Todos".

Em março de 1990 comecei a trabalhar pelo ciclismo amapaense, procurei regularizar a federação junto a Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC, para poder filiar os clubes/equipes e atletas. Participamos pela primeira vez da Copa Norte Nordeste de Ciclismo em 1990, na cidade de Porto Velho-RO, conquistamos a medalha de ouro no revezamento 4X70, foi à vitória mais importante como dirigente do ciclismo até hoje a qual ficou marcada na minha vida.

Atualmente Presidente da Federação Amapaense de Ciclismo cumprindo o seu quarto mandato à frente da FAC, procuramos mudar nesse período a situação administrativa com uma metodologia voltada para reestruturação da entidade. Buscando sempre a realidade para o futuro, focando diretamente para uma nova visão organizacional da administração e esportiva para ciclismo amapaense.

Hoje, tenho orgulho de dizer que conheço suficiente de ciclismo como na parte administrativa e técnica, sou formado nos Cursos: Comissário Regional – CBC/FAC, Técnico Nível I pela UCI/CBC, Clinica Internacional de Ciclismo e Mountain Bike pela Universidade do Desporto do Estado do Paraná, Administração do Desporto pela Secretaria do Desporto do Estado do Amapá e vários encontros e seminários da modalidade.

REALIZAÇÕES:

No Amapá, pela primeira vez foi sede da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo no ano de 1992; Criamos a Copa Norte de Ciclismo, as 03 (três) Edições aconteceram em Macapá-AP, nos anos de 1998, 1999 e 2000, o Campeonato Brasileiro de Ciclismo na Categoria Máster em 2000 e 02 (dois) Cursos de Comissários Regional pela CBC, em 1998 e 2006.

Atualmente estamos realizando 05 (cinco) provas no Ranking Nacional proporcionando oportunidade de uma melhor classificação dos atletas e equipes filiadas.

ADMINISTRADOR:

A minha principal formação profissional é a Administração Militar trabalhei 22 anos, sou Oficial de Administração da Polícia Militar do Amapá.

Com formação civil em Administrador de Empresa formado na Faculdade de Macapá – FAMA, Registrado no Conselho Regional de Administração, Profissional de Educação Física, Registrado no Conselho Regional de Educação Física – CREF/AP, na área especifica de Ciclismo.

Presidente da FAC/AP
Antônio Carlos Araújo

 


Assista aos videos             Ficha de inscrição online          Ciclismo de Rua              Ciclismo de Estrada

Inscrição On Line

Area Restrita

Horizontal SlideShow Module v1.8 by JT.

 

Facebook